Flashes do evento
"O objetivo geral do projeto transição na EEI-UFRJ é reafirmar a parceria
entre a escola e as famílias com uma escuta sensível e diálogo com relação à
transição dessas crianças.”
“Há um exercício no CAP de compreender as
crianças que chegam. Tem que ser um compromisso de todo o sistema. Às vezes nós
temos que mudar algumas coisas em função do que está vindo".
"A brincadeira não precisa acabar quando se chega ao Ensino Fundamental ."
"O brincar está saindo do pátio ,do parquinho , o levamos para a sala de aula ."
"Nós temos uma instituição chamada escola, é uma escolarização adequada
a essa faixa etária de 4 e 5 anos (...). É
escola adequada para as crianças pequenas, uma escolarização lúdica, uma
escolarização que vai ter como base o imaginário das crianças e a brincadeira".
"É muito importante escutar e dialogar com duas instituições de Educação Básica que constroem propostas pedagógicas ,metodológicas para trabalhar a transição . Ela não ocorre como algo natural ,as crianças saem e chegam,mas com trabalho de escuta das famílias ,trabalho de consideração do que eles já sabem quando chegam ao ensino fundamental ."
"É muito importante escutar e dialogar com duas instituições de Educação Básica que constroem propostas pedagógicas ,metodológicas para trabalhar a transição . Ela não ocorre como algo natural ,as crianças saem e chegam,mas com trabalho de escuta das famílias ,trabalho de consideração do que eles já sabem quando chegam ao ensino fundamental ."
Para refletir...
Para refletir...
" Na elaboração de suas Propostas Pedagógicas as instituições de Educação Infantil deverão prever estratégias para lidar com as diversas transições vivenciadas pelas crianças .Essas transições envolvem desde a passagem entre o espaço privado - da casa - ao público - da instituição, quando do ingresso da criança na creche,na pré-escola, até aquelas que acontecem no âmbito do próprio segmento: entre as diferentes faixas etárias; entre instituições, no caso da passagem da creche a pré-escola; entre turnos e/ou entre docentes, no caso das crianças que frequentam a instituição em turno integral; e, num mesmo turno , entre os diferentes momentos que compõem as rotinas diárias" (BRASIL,2209,p.40).
Registros fotográficos
Registros fotográficos
Entrevista com as convidadas
Qual é a importância do cuidado e trabalho com a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ?
Registro completo do encontro
Referências bibliográficas
- BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Subsídios Para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas da Educação Básica . Brasília ,2009.
- MOTTA, Flávia. "Transições e rupturas na passagem da educação infantil ao ensino fundamental." Educação Infantil e Ensino Fundamental: contextos, práticas e pesquisa. Rio de Janeiro: Nau Editora: EDUR (2011).
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