sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Tema do mês de Junho - A organização dos espaços na Educação Infantil : potencialidades e desafios

Flashes do evento

" Educação Infantil (des) embaraços, abraços" 

"Os espaços são pensados de forma a promover interações: Eu comigo, eu com os outros e eu com os espaços."


"O nome do projeto é de autoria das crianças, com as falas delas a professora o intitulou .
Os espaços atravessam esse projeto. A proposta do atelier no solário, as mesas vão para fora das salas e as crianças pintam e desenham ao ar livre e aproveitam para brincar de sombras no horário em que o sol aparece."

Diferentes materiais, como panos retalhos, cortinas de tecido compõem os espaços."Quantas coisas no espaço um lençol  pode promover."

"As paredes apresentam e documentam os projetos, elas podem ser usadas como registro e forma de organização do que vai acontecer no dia, por exemplo. Fotografias dos processos podem ser articuladas próximas da exposição para as crianças se verem"

"A organização dos espaços considera a rotina, a segurança  e o interesse das crianças."

"As salas são organizadas em cantinhos: Cantinho da leitura, fantoches. Essa forma de organização permite às crianças a oportunidade de escolha. Tudo é disponibilizado ao alcance da criança."

"Ambiente flexível: E um espaço que se modifica, espaço aconchegante, um espaço que pode ter várias possibilidades."

"O espaço que a criança inventa: as crianças também preparam seu cantinho. (,,,) as crianças que se destacam das demais e escolhem um espaço para ler ou brincar”.


Para refletir ...


O ambiente é visto como algo que educa a criança ; na verdade , ele é considerado o "terceiro educador" [...] o ambiente precisa ser flexível ; deve passar por uma modificação frequente pelas crianças e pelos professores a fim de permanecer atualizado e sensível às suas necessidades de serem protagonistas na construção de seu conhecimento . (GANDINI , 1999 , p. 157).


 Registros fotográficos 










Entrevista com as convidadas

 O espaço é ...





Registro completo do encontro




Referências bibliográficas
  • BARBOSA Maria Carmem Por amor e por força : rotinas na Educação Infantil . Porto Alegre : Atmed , 2006 . (cap6: A rotina como categoria pedagógica ; cap7: a organização dos ambientes ; cap8: o uso dos tempos)
  • ·        EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. 1999.(cap8 Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal , p.145-158)

Nenhum comentário:

Postar um comentário