Flashes do evento
" Educação Infantil (des) embaraços, abraços"
"Os espaços são pensados
de forma a promover interações: Eu comigo, eu com os outros e eu com os
espaços."
"O nome do projeto é de
autoria das crianças, com as falas delas a professora o intitulou .
Os espaços atravessam
esse projeto. A proposta do atelier no solário, as mesas vão para fora das
salas e as crianças pintam e desenham ao ar livre e aproveitam para brincar de
sombras no horário em que o sol aparece."
Diferentes materiais, como
panos retalhos, cortinas de tecido compõem os espaços."Quantas
coisas no espaço um lençol pode
promover."
"As paredes apresentam e documentam os projetos, elas podem ser usadas
como registro e forma de organização do que vai acontecer no dia, por exemplo. Fotografias
dos processos podem ser articuladas próximas da exposição para as crianças se
verem"
"A organização dos espaços considera a rotina, a segurança e o interesse das crianças."
"As salas são organizadas
em cantinhos: Cantinho da leitura, fantoches. Essa forma de organização permite às crianças a oportunidade de escolha. Tudo é disponibilizado ao alcance da
criança."
"Ambiente flexível: E um
espaço que se modifica, espaço aconchegante, um espaço que pode ter várias
possibilidades."
"O espaço que a criança
inventa: as crianças também preparam seu cantinho. (,,,) as crianças que se
destacam das demais e escolhem um espaço para ler ou brincar”.
Para refletir ...
O ambiente é visto como algo que educa a criança ; na verdade , ele é considerado o "terceiro educador" [...] o ambiente precisa ser flexível ; deve passar por uma modificação frequente pelas crianças e pelos professores a fim de permanecer atualizado e sensível às suas necessidades de serem protagonistas na construção de seu conhecimento . (GANDINI , 1999 , p. 157).
Registro completo do encontro
Referências bibliográficas
- BARBOSA Maria Carmem Por
amor e por força : rotinas na Educação Infantil . Porto Alegre : Atmed ,
2006 . (cap6: A rotina como categoria
pedagógica ; cap7: a organização dos ambientes ; cap8: o uso dos tempos)
-
· EDWARDS,
Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As
cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira
infância. 1999.(cap8 Espaços
Educacionais e de Envolvimento Pessoal , p.145-158)
- BARBOSA Maria Carmem Por amor e por força : rotinas na Educação Infantil . Porto Alegre : Atmed , 2006 . (cap6: A rotina como categoria pedagógica ; cap7: a organização dos ambientes ; cap8: o uso dos tempos)
- · EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. 1999.(cap8 Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal , p.145-158)
Nenhum comentário:
Postar um comentário