Flashes do Evento
"É perceptível um receio dos familiares , até onde eu vou , e se estou atrapalhando . Por isso a necessidade da orientação e diálogo com essas famílias.É preciso percebê-los como parceiros."
O objetivo geral apresentado pelas professoras é "Possibilitar para as famílias a construção de vínculos." E os objetivos específicos estão "pautados nos planejamentos de rotinas que possam acolher as crianças que estão chegando sem perder o compromisso com o coletivo."
Para refletir
"A presença de um familiar à qual a criança seja fortemente apegada ( a mãe ,pai ou quem cuidou dela) é certamente uma condição importante para que a criança aceite com alegria e curiosidade o novo ambiente e esteja disponível a estabelecer novos relacionamentos . Se isso acontecer ,deixando-lhe o tempo necessário,é evidente que a separação será mais fácil e menos dolorosa,ou pelo menos a criança terá um ponto de referência significativo e já familiar na educadora ." ( BONDIOLI & MANTOVANI,1988,p.176)
Referências bibliográficas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
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- BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
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